quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Visitei o blog http://leituraescola.blogspot.com/2009/09/arte-historia-e-tics.html#comment-form - Leitura e Escrita na Escola com objetivo de comentar e sugerir metodologias de leitura e escrita. Uma "corzinha" a mais não faria mal para visual do blog; mas isso não diminui a qualidade da proposta da professora Fátima Franco que diversifica as temáticas abordadas.

Exemplificando, quando parte do convite para saudar os 100 anos do nascimento "do Poeta Fingidor: Fernando Pessoa. Aquele poeta que, parafraseando uma frase latina escreveu:
“Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: "Navegar é preciso; viver não é preciso."Quero para mim o espírito desta frase, transformada a forma para a casar com o que eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar.” Então parte dessa saudação para, em seguida, questionar acerca da falta de poesia na escola e ainda traz sugestão para que esse gênero discursivo possa ter lugar garantido nas salas de aulas.

"E por não se cria tanta poesia na escola?

Por que é um gênero textual que só é lembrado em apresentações de auditório?Talvez porque a gente pense que poesia é difícil, que precisa ser um “ser iluminado” para escrever um texto poético.Mas, não precisa ser gênio. Pois, como dizia o mestre Drummond, “fazer poesia é 10% de inspiração e 90% de transpiração”, de trabalho com as palavras, de aprender a usá-las, transformá-las, mudar seus sentidos.Que tal começar com seus alunos, reescrevendo, transformando esta poesia de José Paulo Paes:"

"Poesia é... brincar com as palavras
como se brinca com bola,papagaio, pião.
Só que bola, papagaio, pião
de tanto brincar se gastam.

As palavras não:
Quanto mais se brinca com elas,mais novas ficam.
Como a água do rioque é água sempre nova.
Como cada dia que é sempre um novo dia.

Vamos brincar de poesia? "

Quer mais dicas para trabalhar com poesia?
Veja no site da Ed. Moderna.E, se quiser saber mais sobre Fernando Pessoa é só ler neste link.E tem vídeos dos especiais sobre o Poeta, no site da Globo News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário